Websites

Os websites são conjuntos de páginas disponíveis na Internet por intermédio dos servidores web.

Tipos de Websites

Existem vários tipos de websites, desde os mais simples que são os constituídos por uma única página e que não passam de meros cartões de visita, a websites complexos geridos por programas.

Os custos associados à presença na Internet são hoje em dia bastante baixos, as soluções mais simples, em que você próprio faz uma pequena página de apresentação podem custar cerca de 20 euros por ano, incluindo o serviço de alojamento web e o registo de domínio na Internet.

A gama de tipos de websites existentes na Internet é bastante vasta, todos eles estão associados a modelos de negócio específicos e às necessidades e vantagens que esses modelos trazem para os negócios.

De uma forma geral os websites podem classificar-se em dois tipos considerando a forma como as páginas são geradas no servidor.

  • Websites estáticos
  • Websites dinâmicos

O elemento que faz a sua distinção é simples, a utilização ou não de linguagens de programação para gerar as páginas, mas as suas capacidades são bem distintas.

Websites estáticos

Os websites estáticos são constituídos por páginas web estáticas, que são apresentadas tal como foram concebidas e guardadas no servidor.

Enquanto não forem alterados os ficheiros no servidor as páginas apresentam sempre os mesmos conteúdos.

Para mudar o seu conteúdo é necessário alterar os ficheiros correspondente a cada página existente e reenvia-los para o servidor web.

Websites dinâmicos

Os websites dinâmicos são constituídos por páginas web totalmente, ou parcialmente, geradas por algum programa a correr no servidor, que e que são apresentadas de forma dinãmica a partir das escolhas do utilizador e dos conteúdos que o programa têm disponível para apresentar.

Gestores de conteúdos dinâmicos

Existem várias ferramentas para criar websites dinâmicos, a maior parte delas são baseadas em sistemas que recorrem ao PHP como linguagem de programação e ao MySQL como sistema gestor de bases de dados.

CMS market share

Os principais gestores de conteúdos dinâmicos e a respectiva taxa de adopção:

  • WordPress – 61%
  • Joomla – 15%
  • Drupal – 7%
  • Typo3 – 2%
  • Outros – 15%

Evolução das pesquisas no Google

A importância de cada um dos sistemas ao longo do tempo pode ser percebida recorrendo não só a sua taxa de utilização, mas também em função do interesse que desperta na comunidade de utilizadores.

 

WordPress

O wordpress é a mais poderosa e versátil ferramenta de publicação online. Cerca de 20% dos websites disponíveis na Internet são baseados em WordPress.

http://www.wordpress.org/

Apesar de ter sido pensado para ser a o motor para a publicação de blogs, a sua versatilidade e capacidade de adaptação tem feito com que seja a base de implementação para uma grande variedade de tipos de websites como por exemplo: sites institucionais, jornais e revistas, directórios, portais, etc.

Joomla

O Joomla  é uma poderosa ferramenta de gestão de conteúdos online. Com uma arquitectura de programação moderna e flexível permite aos web developers produzirem websites com web design personalizados com um menor esforço de desenvolvimento.

http://www.joomla.org/