Internet Marketing

Nos dias de hoje as empresas mais ambiciosas e com maiores recursos quando concebem a estratégia de marketing e publicidade fazem-no de forma integrada tendo em atenção os diversos media a Internet tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na comunicação com os consumidores.

O marketing Internet, também conhecido por marketing digital, é por vezes apenas usado como sinónimo de publicidade online.

Mas se considerarmos que a publicidade é uma ferramenta do marketing e se as características interactivas do ambiente em que se desenvolve o marketing digital, então o Internet marketing, não deve ser simplesmente considerado como mera publicidade, mas sim como uma área do marketing, que se pode integrar em várias fases do processo de colocação de produtos, serviços e ideias no mercado.

Na prática muitos dos esforços de Internet marketing são na área da publicidade online.

Publicidade Online

A publicidade online é um campo de intervenção do Internet marketing que se distingue pela utilização dos meios digitais com suporte na Internet para comunicação de mensagens publicitárias.

Os principais formatos de suporte são os seguintes: texto, imagem e video.

Os principais canais da publicidade na Internet são os seguintes.

  • Publicidade websites
    • Publicidade nos motores de busca
    • Publicidade nos directórios
    • Publicidade nos portais
    • Publicidade nas redes sociais
  • Publicidade e-mail
    • Publicidade por e-mail

Para planear e concretizar a implementação das campanhas de publicidade nestes canais publicidade existem várias ferramentas disponíveis, e que se enquadram genéricamente nas seguintes áreas:

  • Web marketing
  • E-mail marketing
  • Social Marketing

As principais ferramentas para implementar campanhas publicitárias são pagas, no entanto a visibilidade e potencial de comunicação são se esgota em sistemas de anúncios pagos.

No marketing Internet reconhece-se o valor de toda a referência para os seus produtos e websites em toda a web.

Web Marketing

O web marketing é a área do Marketing Internet que se ocupa da definição e implementação de uma estratégia de marketing digital cujo suporte são os diversos sites web (world wide web).

Existem várias actividades que se podem enquadrar no web marketing, destacamos as seguintes como as mais importantes.

  • Publicidade nos motores de pesquisa
  • Optimização para os motores de pesquisa
  • Sistemas de apoio à satisfação do cliente
  • Publicidade contextualizada na web
  • Presença em diretorios de web sites

Esta definição e actividades inclui  o marketing social, que será tratado em separado.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é a área do Marketing Internet que se ocupa da definição e implementação de uma estratégia de marketing digital cujo suporte é o sistema de correio electrónico da Internet, vulgarmente conhecido por email.

No e-mail marketing pode-se actuar de duas formas, recorrendo a listas próprias de potenciais clientes que nos facultaram o seu endereço de email,  compondo e enviando de forma autónoma as  mensagens, ou recorrendo a listas de terceiros, nas quais pode adquirir um espaço publicitário para veicular a sua mensagem publicitária.

Social Marketing

Marketing de social é a promoção comercial realizada através dos websites das redes sociais. O social marketing é uma área do web marketing que pelas suas características e relevo na actual fase do marketing merece uma atenção separada.

Muitas empresas especialmente aquelas que investem na sua marca e imagem procuram interagir com aos seus consumidores de uma forma dinâmica nas redes sociais.

Escutam as opiniões dos consumidores,  promovem seus produtos, serviços e marca com actualizações frequentes e fazem ofertas especiais .

Em troca, além do prestigio e do potencial de comunicação alargado, têm acesso a informações sobre as preferências dos consumidores e outros dados demográficos que permite ajustar as estratégias de marketing para obter melhores resultados ao conhecer melhor os clientes.